16 de junho de 2009

Gerês #2

Nos dias seguintes o tempo esteve quente e cheio de sol. A saída de casa, e o regresso, cumpriam Sempre este ritual de brincar com a água que corria limpa e fresca.
O primeiro ponto de visita foi a barragem da paradela que ficava mesmo ao pé de casa. A vista é linda e dá para ir mesmo até á beira da água, basta seguir o rasto dos pescadores! Pena foi não termos ido preparadas para irmos a banhos porque senão tinhamos passado aqui umas boas horas de chapinhanço na água! Fomos seguindo os caminhos e parando para ver as vistas, atravessamos várias povoações, umas mais pitorescas que outras.
Esta povoação é o Outeiro, a igreja fica mesmo á beira da estrada. Desta vez o objectivo foi mais ver o património natural, o edificado fica para quando ela for mais crescidinha e podermos explorar a história de cada lugar.E fomos andando até Pitões das Júnias. Outra aldeia tipica de onde parte um trilho pedestre que leva a uma cascata. É claro que os trilhos pedestres ficaram também para um futuro próximo. Uma criança com 19 meses não anda 3 kilometros pelo pé dela e eu não me apeteceu fazer a maratona dos 12kg a descer e depois de volta a subir. Fica para a próxima, assim temos mais uma boa razão para voltar!
No caminho de regresso parámos neste açude que parecia um aquário em ponto grande. As plantas eram iguaizinhas ás que se compram para os aquários de água quente e estavam lindas. O açude estava cheio de rãs que saltitavam assim que passavamos. Acho que as rãs baralharam um pouco a mafalda porque ela só conseguia ver o movimento e não estava a perceber bem o que era!
Depois almoçamos num parque de merendas cheio de árvores e muito fresquinho onde brincámos muito e jogámos à bola para desentorpeçer as pernas. Mais tarde foi hora de regressar à estrada onde fizemos mais uns bons quilómetros para desfrutar a paisagem e rumamos para Montalegre, sede de concelho. O castelo fez as maravilhas da Mafalda. E se não tivesse sido o senhor dos foguetes (era dia de procissão!) a tarde até tinha corrido bem. Mas ela ficou com pavor dos foguetes. Não admira, o homem estava mesmo ali no castelo a lançá-los. Até a mim estava a fazer impressão!
Fizemos uma pausa técnica para reabastecer no Ecomarche de Montalegre. É o único supermercado na região.
Fomos então em direção a Mourilhe, onde encontrámos um espaço muito agradável para lanchar. Para ver a igreja (chamam-lhe castro!) e umas sepulturas antropomórficas.
Depois fomos ainda ver a pedra bolideira à Ponteira, onde a paisagem é linda.
E para terminar o dia fomos até à margem do rio cávado junto a Sezelhe.
E depois regressámos a casa para o descanso. Amanhã mais de nós no Gerês

1 comentário:

Karen - Quilts...etc. disse...

your photo's are so pretty - such clear water! Your child is adorable.
Karen
http://karensquilting.com/blog/

fun quiz for myspace profile and blog

Lets101 Quizzes - Blog Quiz