11 de novembro de 2009

2

Faz hoje 2 anos que a minha vida mudou. Mudar talvez não seja a expressão que melhor caracteriza todo o sentido que ela trouxe à minha vida até então com muito pouco sentido. É independente e muito autónoma. É irrequieta e muito traquinas. É preserverante e não desiste com facilidade das coisas que quer, o que dá comigo em doida e me faz ao mesmo tempo sentir um orgulho desmedido desta personalidade tão forte neste meio palmo de gente. É escorpião e logo aí metade fica dito. Mas é também um doce, meiga como só ela sabe ser. Gosta de ter companhia para brincar e de participar nas tarefas dos crescidos. O colo da mãe continua a ser o paraíso dela e a chucha é o ponto de ancoragem. Todos os dias diz algo novo e está a aprender muito depressa a construir frases. Quando não consegue por por palavras encontra sons ou gestos para descrever o que quer dizer, gosta de comunicar e não deixa nada por dizer nem por fazer. Fica muito feliz quando vê que entendemos as palavras novas e zanga-se a sério se não a entendemos. Entrou na fase das birras pesadas e agora o choro é a arma de arremesso para tudo, mesmo para coisas para as quais eu não encontro explicação. Mas a verdade é que a frustação, venha ela de onde vier é um sentimento dificil de gerir para um adulto, para uma criança deve ser ainda mais.
Quando acorda diz "já tá" e sai da cama. Não come sem por o "bibete" e não sai de casa sem o casaco, para o qual faz um gesto próprio. Descobriu que o nariz tem macacos e agora inventa macacos em todo o lado. Também gosta das "cucutas" (tartarugas) que estão em casa da avó à espera que o lago delas fique pronto.
No transito, quando se farta, grita: "xai pópo, xai!" o que ajuda a descomprimir e faz-me ouvir vezes e vezes sem conta a canção das galinhas doidas.
Enche-me as horas em que estou com ela de coisas boas e as que não estou ficam cheias de saudades. Custa-me deixá-la de manhã e quanto mais perto da hora de a ir buscar estou, mais impaciente fico. às vezes tenho vontade de a agarrar com tanta força e não largá-la nunca... Ainda estou a aprender. Dois anos não chegam. Venham mais.

My baby is 2! She is so growned up! She is learning lots of new worlds every day and she realy likes to communicate! She is sweet and she always gets what she wants! She has changed my life and still does! She keeps learning lots of new things and i am still learning this motherwood thing! Two years are not enought!

3 comentários:

Karen - Quilts...etc. disse...

sure is cute - enjoy those early years - they sure do fly by!
Karen
http://karensquilting.com/blog/

Rosário disse...

Parabéns às duas!

Dena disse...

Happy 2nd Birthday Mafalda! What a magical age.

fun quiz for myspace profile and blog

Lets101 Quizzes - Blog Quiz