31 de março de 2009

Retrospectiva

Ontem foi dia de organizar algumas coisas, como os papéis para o IRS e documentos do banco e outros afins. Foi também dia de fazer um back up de um disco de um computador que já viu melhores dias. Foi neste computador que, entre milhares de ficheiros que me dão imenso jeito, encontrei estas fotos de dois vestidos que fiz para a Mafalda no ano passado pelo verão. Na verdade fiz três vestidos mas só tenho foto destes dois. O primeiro é uma variação do Itty Bitty Baby Dress com um bordado em estilo Red Work mas em cor de laranja. Este vestido bem podia ser chamado: "variações sobre dois temas"!
O segundo vem também de um tuturial que encontrei aqui e tem a grande vantagem de servir de vestido, de tunica e depois de camisola, até ela crescer até não caber mais. O terceiro vestido é no mesmo modelo mas com um tecido de riscas lindissimo. Parece dificil mas é muito mais fácil do que parece e faz-se num instante.



Aqui o molde e o modelo! Era tão pequenina... O tempo passa tão rápido e eles crescem tanto!

26 de março de 2009

Spring Top Week

O conceito pode não ser original mas neste momento é tão conveniente como oportuno. Aqui, onde no ano passado encontrei um tuturial para um vestido que fiz para a Mafalda, encontrei este evento cuja sinergia espero conseguir aproveitar para por a andar alguns projectos de costura que tenho entre mãos. A ideia fazer uma peça de roupa: camisola, túnica, camisa, qualquer coisa que sirva para vestir o tronco até dia 27 de Abril. Depois envia-se a foto para um grupo do Flickr que entretanto vai ser criado e depois as criações ficam expostas no blog da Rae durante esta semana.
O que eu preciso mesmo, para além de uma peça de roupa nova, é arranjar tempo para me sentar à máquina e coser de uma só vez a mini pilha de coisas que já estão alinhavadas e à espera de serem cosidas. Assim tenho outra motivação e aproveito para por as mãos à obra e ver se desencalho os projectos pendentes que tenho já milhões de novos projectos a fervilhar na cabeça à espera de concretização.
É claro que ainda tenho de comprar o tecido, vai ser um drama e creio que a grande dificuldade talvez seja mesmo escolher um. Digo isto porque acabei por investir em moldes e claro que comprei dois conjuntos de moldes que correspondem a 11 peças de roupa diferentes. Claro que ainda não consegui decidir qual delas vou fazer... Talvez precise de ajuda... Sugestões?


Acabei por comprar também um molde que tinha na minha Wish-List para fazer roupa para a mafalda. este é para fazer uma alteração no casaco... Se tiver tempo...

25 de março de 2009

Bonecos de Praia

Ontem foi dia de eu me ir consultar ao pediatra, isto porque precisava de esclarecer algumas coisas e não queria esperar pela consulta dos 18 meses, que é só em maio. Assim a Mafalda dormiu a consulta toda e acabei por chegar mais cedo a casa do que num dia normal de trabalho. Por isso foi um fim de tarde de muita brincadeira, apesar da minha constipação me tirar parte da energia.
No meio da desarrumação em que ficou a sala estivemos a tirar fotografias aos bonecos que eu fiz o ano passado para ela e para o Eduardo. São feitos em pano de turco e o verde é um polvo (estranho), o azul é uma baleia, o amarelo é uma estrela do mar e o laranja é um caranguejo. Se alguém quiser os moldes pode mandar-me um e-mail que eu envio. Não os ponho aqui porque como é claro têm direitos de autor que me impedem de os publicar, difundir, etc... mas acho que não há nada que me impeça de os emprestar a amigas.
Também no meio da confusão estivemos a brincar ás caras feias... Espantoso como ela já entende tudo o que lhe digo! Foi uma tarde de risota e boa disposição. Pena que nem todos os dias possam ser assim. Mas vida de pobre é assim mesmo sempre a aproveitar, até mesmo o tempo tem de ser aproveitado ao maximo!



23 de março de 2009

É uma menina!

Depois de uma espera quase interminável lá chegou a noticia. Vem a caminho um bebé menina que ainda não tem o nome escolhido. Assim a Mafalda vai ter uma priminha para brincar e acompanhá-la nas brincadeiras. Já estou a ver o Eduardo a ser massacrado por estas duas princesas. Vida de Homem é dura!
Felizmente está tudo a correr dentro da normalidade só mesmo a ansiedade da familia em ter esta fofura nos braços. Mas já não falta tudo e ao ritmo a que os meus dias têm passado, qualquer dia já sou tia outra vez e nem dei pelo tempo passar.
A única coisa que o vai atrasando é esta constipação que me faz ficar com estas dores parvas no corpo todo e a desejar estender-me ao comprido debaixo de uma manta quentinha...

19 de março de 2009

Dividida... Agora parece que já não!

Tenho andado dividida e sem saber muito bem o que pensar. Talvez não seja já idade para estas coisas mas a verdade é que por vezes me sinto um pouco "bicho do mato" por me dar a "isto", sendo que "isto" nada mais é do que estas coisas que fazemos com as mãos e em que depositamos todo o nosso empenho e fazemos vibrar a nossa criatividade.
Independentemente de ser bordados nas suas várias técnicas, ou tricot ou crochet, ou mesmo decoupage ou pintura noutra forma, até mesmo a costura seja para vestuário ou para decoração.
Por alguma razão não entra na imagem pré concebida de uma mulher moderna a ideia de FAZER. Pelo contrário, parece que para se ser uma mulher moderna é preciso comprar feito. E quem SABE FAZER pertence a um passado remoto, ou veio da aldeia (sem qualquer preconceito da minha parte), ou então pertence a alguma ideologia ultra conservadora.
Pergunto eu: Não poderão estas formas antigas de SABER FAZER evoluir e continuar a fazer parte do nosso presente, como fizeram do passado das nossas avós (e talvez ainda das nossas mães). Por todas as razões, por ser útil e prático remediar qualquer coisa ou simplesmente pelo prazer que dá ver algo sair da nossa imaginação com a ajuda das nossas mãos.
Por vezes sinto-me desenquadrada, como por exemplo quando vou no metro de agulha de crochet em punho a fazer os hexagonos para a manta do meu sobrinho(a). Por alguma razão que eu não entendo as pessoas parecem estranhar... E eu vou-me divertindo a ouvir os comentários bichanados entre dentes, mas que é claro alguns eu vou ouvindo, e a alguns é impossível conter o riso.
Culturalmente perdeu-se aqui qualquer coisa ou interpretou-se mal o conceito de modernidade. Daí que este conflito tenha surgido em mim. Porque não sou uma uma pessoa conservadora, porque sou uma mulher independente e decidida, porque sou mãe solteira com muita convicção e sem preconceitos em relação a isso, porque gosto de literatura e de artes e de cultura, porque gosto de política e não vejo telenovelas nem coisas afins, e gosto de vinho tinto e de me deitar tarde e exausta e detesto fazer a cama. Mas apesar de tudo isto e muito mais adoro fazer estas coisas e gosto de aprender tudo, e é o que tenho feito e não me parece que em nenhum ponto as duas coisas sejam incompatíveis.
Por isso vou continuar com esta "para alguns carolice" sem me incomodar com o que os outros pensam como sempre fiz até agora e espero que todas as meninas mulheres que andam por aí façam o mesmo. E os meninos homens também, que vergonha é roubar e ser apanhado. O resto é conversa.
Aproveito para divulgar este movimento e outra opinião que me esclareceu e motivou.

11 de março de 2009

Paixão Antiga

Ando já a algum tempo com o bichinho dos bonecos de pano. Tenho visto milhares de pequenas criaturas feitas em feltro, umas mais simpáticas que outras, mas que não me satisfazem inteiramente, por isso tenho continuado à procura de um conceito diferente deste e do tradicional que eu fazia quando era miúda.
No meio das minhas pesquisas, já há uns anos atrás, encontrei aqui estes bonecos que são absolutamente deliciosos e que acordaram o bichinho dos bonecos. Mas na altura não havia para quem os fazer e por isso deixei-os de parte. Agora com a Mafalda, com o Eduardo e com mais um sobrinho(a) a caminho torna-se quase impossível resistir. E quem sabe se até ao final da semana não entrará na lista dos convocados mais um beneficiário dos tão estimados bonecos?!
Assim, tenho passado as minhas horas de almoço na Baixa, a namorar tudo o que é tecido, a estudar bem as cores e as formas, a ver tudo o que existe e pode resultar num boneco giro e funcional para eles. Entro e saio das mesmas retrosarias quase todos os dias, vejo e revejo os materiais, faço listas mentais, ensaio contrastes e padrões para tudo, vejo botões, fitas e galões e também os olhinhos dos bonecos.
Ando a namorar também uns livros, que acrescentei na minha wish list e que espero em breve poder ir comprando.
Para fazer tudo o que quero precisava que cada dia tivesse 30 horas e precisava de conseguir dormir apenas 4!

6 de março de 2009

Moldes para Costura

A minha avó era costureira, por isso sempre me habituei a ver agulhas e linhas e tecidos por todos os lados. Quando eramos pequenos ela fazia algumas das nossas roupas e ainda me lembro bem de fatos de carnaval, vestidos de fazenda, e conjuntinhos leves de verão feitos por ela e usados por mim e pela minha irmã. Não sei porquê mas os rapazes acabam sempre por ficar um pouco de fora destas andanças e por isso não tenho memória de nada que ela tenha feito para ele. Exceptuam-se os arranjos a roupa comprada, claro!
Isto para dizer que passava horas a folhear resvistas Burda em alemão, com senhoras com ar distinto e roupas, absolutamente fora de moda (na altura que eu as via, claro).
Acho que ultimamente tem sido cada vez mais dificil encontar este tipo de revista, especilamente se procuramos roupa para crianças. A generalidade das revista que hoje se encontram nas bancas é sobre ponto de cruz e pintura em tecido. Por Lisboa tenho tido algumas dificuldades em encontrar algo mais do que isso, o que me entristece e limita.
Até que à uns dias encontrei, num dos meus pontos de passagem habituais, alguns moldes da Burda à venda, de coleções novas e só um determinado molde, incluindo roupas de criança. É claro que fiquei com a pulga atrás da orelha e fui à procura de sitios na internet que os vendessem para comparar os preços.
Encontrei centenas de moldes girissimos aqui, com roupas de criança e adulto, a preços super razoáveis e com a grande vantagem de virem em formato digital e ser só pagar e imprimir em casa.
Comprei 3 moldes diferentes para fazer com uns algodões que ainda sobraram do ano passado (o tempo como factor limitante!) e resolvi criar um blog com a minha "Wish List" onde vou passar a anotar as coisas que estão em linha de espera para serem compradas e que, definitivamente, têm de ser compradas.
Ficam aqui os moldes. São ou não o máximo?

2 de março de 2009

Passeio Indoor

Como o fim de semana não esteve grande coisa a nossa paragem este fim de semana foi em Mora. Fomos visitar o Fluviário de Mora. O conceito é muito engraçado e aprende-se muito sobre os ecossistemas associados e sobre as espécies que existem nos leitos dos nossos rios. Também tem um cantinho reservado a espécies tropicais: vimos uma anaconda grande e peixes fantasma e uma perereca venenosa!
Ficamos a saber que existem peixes que entram no rio para desovar mas também que saem para o mar para a desova. Não aprendemos muito mais porque a Mafalda estava encantada e queria ver tudo e depressa. Voltaremos um dia quando ela tiver um entendimento diferente. Ainda assim é verdadeiramente impagável a expressão dela, de mãos na cabeça a olhar encantada para os aquários cheios de peixes enormes.
Também tem um espaço engraçado para as crianças fazerem desenhos e pinturas e outras actividades relacionadas com os rios.
Fiquei com muita vontade de lá voltar mas só quando a Mafalda mostrar algum interesse pelas letras que ficam por cima dos aquários!

fun quiz for myspace profile and blog

Lets101 Quizzes - Blog Quiz