13 de outubro de 2009

Leituras #4


Recomendo este livro.
É um romance histórico intrincado que começa com a revolução bolchevista que depôs os czars russos no inicio do século XX e acaba no final da 2ª Guerra Mundial com a libertação do campo de concentração de Auschwitz. É a história de três personagens centrais: uma russa de ascendência nobre que ainda criança é exilada em frança e fica com os seus irmãos para criar e a sua luta pela sobrivivência durante a recessão dos anos 20; Um barão alemão, fotografo de profissão que se envolve na resistência ao regime nazi e por ultimo uma judia proprietária de uma das maiores lojas de modas em Berlim.
É uma grande lição de história contada desde o inicio do século XX até quase a meio deste. O enredo é sedutor ainda que intensamente dramático e as personagens são fascinates.
Acima de tudo recomendo porque são três pontos de vista diferentes: um de quem já viveu uma guerra que marcou profundamente, um alemão que até ao fim do regime de hitler se rebelou e ajudou quem pôde e por ultimo o ponto de vista de um judeu a quem, dia por dia, lhe foi sendo negado cada pequeno bocado do dia a dia. É uma fascinante viagem no tempo que nos ajuda a lembrar a que não pode ser esquecido.
I have read this book and i strongly recommend it. The original title is: Die weissen Lichter von Paris and it's written by Theresa Révay. It's a fascinating historical novel that starts in Russia in the beginning of the 20th century with the bolchevique revolution and ends after the World War II. It's the story of 3 main characters that are connected with each other my the force of destiny. One is a russian girl who is exilated in paris after the revolution, the other is a german photografer and the last is a jewish women that owns a major store in Berlim. It's an ammazing novel that makes us travel in time and remeber what shall not be forgotten.  

Sem comentários:

fun quiz for myspace profile and blog

Lets101 Quizzes - Blog Quiz