8 de fevereiro de 2011

Moldes de Costura

Recebo com alguma frequência e-mails a perguntar onde arranjo os moldes de costura. E como já respondi a uma boa dezena deles, achei que estava na altura de fazer um post só sobre o assunto.
Grande parte das coisas que faço é através de moldes que outras pessoas disponibilizam para distribuição gratuita nos seus blogs pessoais.
Raramente compro moldes, até porque como faço um pouco de tudo, tenho sempre milhões de projectos entre mãos e por isso não me sobra assim tanto tempo para a costura. Ainda assim, há uns tempos atrás andei atrás de vestidos para a Mafalda, vestidos de verão, daqueles lindos e fáceis de fazer.
Não encontrei nada em portugal, mas descobri depois que uma retrosaria na Rua do Ouro (Lisboa) vende os moldes da Burda.
Então resolvi ver o que a comunidade internacional tinha para oferecer e encontrei este site que tem moldes de várias marcas e moldes de quase tudo o que se possa imaginar, incluindo fatos de carnaval.
Este site funciona de duas maneiras:
- A primeira é encomendar os moldes em formato papel e vem por correio. Nunca experimentei e não sei se os serviços das alfândegas inplicam ou não com isto, mas um dia vou experimentar. É mais pratico porque os moldes vêm impressos naquelas folhas gigantes muito bem dobradinhos e fáceis de usar.
- A segunda é comprar em formato digital. Após o pagamento é fornecido um link de acesso a uma área pessoal onde passamos a ter acesso ao ficheiro dos moldes. É necessário instalar um programa gratuito de leitura desse ficheiro que divide a tal folha gigante em partes do tamanho de folhas A4 que são depois impressas nas impressoras domésticas. Tem a vantagem de se poder ter o molde "na hora" e geralmente são mais baratos. A desvantagem é que depois temos de colar uma infinidade de folhas A4 umas às outras e acertar bem as uniões de cada folha para não comprometer os moldes. É esta que tenho utilizado.

Pontos comuns:
- Os pagamentos são feitos por cartão de crédito. Não há volta a dar, compras internacionais são assim mesmo.
- Os moldes e as instruções vêm em inglês, mas eu não considero isso uma dificuldade até porque são instruções e não um paço - a - paço. O que eu quero dizer é que são isntruções para quem domina a técnica da costura. Eu não domino por isso acabo sempre por dar voltas e mais voltas, coser e desmanchar vezes e vezes sem conta, até conseguir achar a sequência e a forma certa de fazer as coisas. Estas instruções até podiam estar em português que eu continuava sem as perceber.
O meu conselho para quem quer comprar moldes assim é não perder o norte. As compras via internet não são assim tão complicadas e a diferença de lingua também não é um impedimento. O mais importante é ter as formas certas para cortar os panos e depois a forma de os juntar surge com alguma criatividade e instinto.
Leiam bem as condições e os termos de utilização de cada loja bem como as questões do pagamento. Antes de fazerem o que quer que seja certifiquem-se que entendem bem o processo e o modo de funcionamento do sistema.
Bom trabalho! 

1 comentário:

ATELIÊ NINHA disse...

OLÁ, ESTAVA PROCURANDO UNS MOLDES PARA FAZER ALGO FOFO PARA MINHA NETINHA ANA BEATRIZ E ACHEI SEU BLOG. ADOREI E SE VC PUDER ME MANDAR MOLDE VOU FICAR MUITO FELIZ E MINHA NETINHA TAMBÉM.
OBRIGADA
SONIA
SONIA@NEWLIFESEGUROS.COM

fun quiz for myspace profile and blog

Lets101 Quizzes - Blog Quiz