23 de fevereiro de 2011

Miffy #2

A segunda Miffy! Aceitam-se encomendas :)
Another one! Orders accepted


21 de fevereiro de 2011

Miffy #1

A primeira já está pronta! Aceitam-se encomendas :)
First one is ready! Orders accepted!





















16 de fevereiro de 2011

Eu pinto, Ela pinta

Andava com vontade de fazer umas aplicações em t-shirts dela. Tenho algumas lisas e parece que não lhes acho muita graça sem bonecos. Mas aplicações em tecido ou em feltro consomem tempo que eu agora não tenho e vai daí que me lembrei de pintar as camisolas.
Quando era miuda pintava muitas camisolas. Tive uma T-shirt para ai aos meus 13 ou 14 anos que pintei com uma Mafalda do Quino e que usei até ela estar práticamente em fios. Adorava aquela T-shirt. 
Naquele tempo pintava-se com tintas acrilicas normais, as mesmas que se usavam para o gesso, a marfinite e as madeiras, mas agora já existem tintas próprias para tecido que dão um acabamente muito mais suave e não requerem fixação a quente.
Reuni os materiais e escolhi os desenhos. Acabei por comprar um monte de T-shirts para elas.
Estas vão ficar com dois desenhos da Miffy (Dick Bruna) que é uma personagem do meu tempo que apresentei à Mafalda e cujas histórias estão, felizmente, a serem reeditadas.
 Optei por uma técnica diferente. Em vez de desenhar no tecido optei por utilizar um molde feito de freezer paper, e pintar por partes. Gosto muito de trabalhar com este papel e ajuda muito porque estabiliza a zona de pintura não sendo necessário mais nenhum suporte para o tecido.
 Estas duas T-shirts são de cores o que obriga a uma camada extra de tinta.
A Mafalda também quis pintar. Assim que viu as tintas e os pinceis não descançou enquanto não pos mãos à obra. Dei-lhe uma T-shirt velha do V. e esta foi a obra dela.
 Tem jeito não tem?

15 de fevereiro de 2011

3 meses

Já passaram 3 meses e o meu bébe vai crescendo.
É muito bem disposta e passa o dia a rir e a "conversar" comigo. É muito tagarela e atenta ao que a rodeia.
Dorme a noite toda, e quando digo a noite toda é mesmo a noite toda. Geralmente come às 19H00 e às 21H00 está a dormir. Se não a acordarmos dorme até às 07H00 do dia seguinte.
Segura a cabeça e o tronco com uma vitalidade espantosa e aguenta-se muito bem sentada com muito pouco apoio.
Ri-se de tudo o que lhe digo o que para já é bom mas espero que não se mantenha, especialmente daqui por mais um ano ou dois e eu tiver que ralhar com ela!
Pela amostra destes três meses esta também promete!

Do dia dos Namorados

Chegou a casa com um coração e um desenho, do Afonso Vicente (ou Bicente como ela diz)
  Acho que em breve vou ter que me começar a preocupar...

9 de fevereiro de 2011

Do fim de semana...

Um fim de semana de sol, passado no aconchego da terra dos meus antepassados, um lugar cheio de boas recordações que tenho agora o prazer de partilhar com eles. Felizmente para mim o V. gosta tanto de lá estar como eu e a Mafalda fica deliciada com a liberdade que por ali pode ter e com as imensas brincadeiras que vai inventando ao longo do dia no campo.
As terras estão verdes e a nossa está minada de acelgas lindas e viçosas. Para quem não sabe as acelgas são "primas" dos espinafres e têm este aspecto.
Esta é a variedade de folha vermelha. São 100% biológicas e deliciosas em sopas. Podem substituir os espinafres em qualquer prato.
A grande maravilha dos fins de semana é termos realmente tempo uns para os outros e até a Mafalda pode mimar a maninha sem stresses de horarios nem de birras da Teresa.
  E já está mesmo crescida a Mafalda! E tem muito jeito para a mana embora não tenha ainda capacidade de ficar muito tempo a fazer a mesma coisa, mas isso é normal para os seus 3 aninhos!
De qualquer forma a veia agricola dela está aganhar expressão e até quis ajudar o avô a tratar das arvores! Não descansou enquanto não viu o mundo de uma perspectiva um pouco mais alta!
 Pena é eu estar sozinha de licença. Bom mas mesmo bom era podermos estar os 4 juntos mais uns dias e podermos aproveitar melhor estes rasgos de bom tempo no campo.
 

8 de fevereiro de 2011

Moldes de Costura

Recebo com alguma frequência e-mails a perguntar onde arranjo os moldes de costura. E como já respondi a uma boa dezena deles, achei que estava na altura de fazer um post só sobre o assunto.
Grande parte das coisas que faço é através de moldes que outras pessoas disponibilizam para distribuição gratuita nos seus blogs pessoais.
Raramente compro moldes, até porque como faço um pouco de tudo, tenho sempre milhões de projectos entre mãos e por isso não me sobra assim tanto tempo para a costura. Ainda assim, há uns tempos atrás andei atrás de vestidos para a Mafalda, vestidos de verão, daqueles lindos e fáceis de fazer.
Não encontrei nada em portugal, mas descobri depois que uma retrosaria na Rua do Ouro (Lisboa) vende os moldes da Burda.
Então resolvi ver o que a comunidade internacional tinha para oferecer e encontrei este site que tem moldes de várias marcas e moldes de quase tudo o que se possa imaginar, incluindo fatos de carnaval.
Este site funciona de duas maneiras:
- A primeira é encomendar os moldes em formato papel e vem por correio. Nunca experimentei e não sei se os serviços das alfândegas inplicam ou não com isto, mas um dia vou experimentar. É mais pratico porque os moldes vêm impressos naquelas folhas gigantes muito bem dobradinhos e fáceis de usar.
- A segunda é comprar em formato digital. Após o pagamento é fornecido um link de acesso a uma área pessoal onde passamos a ter acesso ao ficheiro dos moldes. É necessário instalar um programa gratuito de leitura desse ficheiro que divide a tal folha gigante em partes do tamanho de folhas A4 que são depois impressas nas impressoras domésticas. Tem a vantagem de se poder ter o molde "na hora" e geralmente são mais baratos. A desvantagem é que depois temos de colar uma infinidade de folhas A4 umas às outras e acertar bem as uniões de cada folha para não comprometer os moldes. É esta que tenho utilizado.

Pontos comuns:
- Os pagamentos são feitos por cartão de crédito. Não há volta a dar, compras internacionais são assim mesmo.
- Os moldes e as instruções vêm em inglês, mas eu não considero isso uma dificuldade até porque são instruções e não um paço - a - paço. O que eu quero dizer é que são isntruções para quem domina a técnica da costura. Eu não domino por isso acabo sempre por dar voltas e mais voltas, coser e desmanchar vezes e vezes sem conta, até conseguir achar a sequência e a forma certa de fazer as coisas. Estas instruções até podiam estar em português que eu continuava sem as perceber.
O meu conselho para quem quer comprar moldes assim é não perder o norte. As compras via internet não são assim tão complicadas e a diferença de lingua também não é um impedimento. O mais importante é ter as formas certas para cortar os panos e depois a forma de os juntar surge com alguma criatividade e instinto.
Leiam bem as condições e os termos de utilização de cada loja bem como as questões do pagamento. Antes de fazerem o que quer que seja certifiquem-se que entendem bem o processo e o modo de funcionamento do sistema.
Bom trabalho! 

2 de fevereiro de 2011

Duas no mesmo dia...

#1
Hoje no carro, ao chegar da escola, enquanto eu lutava com o ovo da irmã para a soltar:
 (ELA) - Mãe? O que é que tens?
 (EU) - Nada filha, estou só cansada. (Devia estar com má cara porque me apetecia mesmo despejar o chorrilho de palavras menos próprias que me estavam a passar cá dentro)
(ELA) - Ah! Tu já és velhota não é mãe?
 Eu engoli em seco... Parece que os meus 31 anos da prespectiva dela têm outro valor... Estou oficialmente deprimida


#2
Chegada a casa, o V. pergunta-lhe sobre as coisas do dia dela e chega à aula de ginástica:
(V) - Então e o que fizeste hoje na aula de ginástica?
(ELA) - Fiquei sentada.
(V) - Ficaste sentada?
(ELA) - Sim, fiquei sentada a ver os outros meninos. Estava muito cansada.
(V) - És mesmo igual à tua mãe...

Isto promete...

fun quiz for myspace profile and blog

Lets101 Quizzes - Blog Quiz